top of page

Fique por dentro do nosso conteúdo rico para o transporte rodoviário de cargas

O poder da cultura

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Artigo escrito por Patric Dall Asen, Diretor Administrativo na Nextransport


Improdutividade: Definida como a qualidade do que é improdutivo ou propriedade de não produzir.


Taiichi Ohno (1912-1990), executivo da Toyota e um dos principais responsáveis pela criação do sistema Toyota de produção ou lean manufacturing, foi um feroz crítico do desperdício e improdutividade, identificando e descrevendo os sete primeiros tipos de desperdícios.

Mesmo nascendo na indústria automobilística, seus conceitos se aplicam a qualquer negócio existente atualmente.

Ao revisitar materiais didáticos sobre o assunto fortaleço cada vez mais o poder da “cultura”. Esse alicerce básico e em constante desenvolvimento capacitou a Toyota a sobreviver competitivamente em um mercado altamente dinâmico.

O ponto chave e objetivo principal desse artigo é o de nos voltarmos aos nossos negócios e olhando de fora analisarmos a cultura estabelecida por nós em nossas empresas.

A expressão “a empresa é reflexo do dono” faz total sentido olhando pela visão cultural e a grande pergunta que fica é: Será que cultivamos uma cultura de alto desempenho, performance? Será que a redução de custos e desperdícios tão almejada está sendo corretamente comunicada? Será que dia após dia estamos apenas vendo a banda passar? A quem atribuímos a responsabilidade do crescimento descontrolado de nossos negócios?

Ressalto que é impossível copiarmos o que é feito na Toyota ou até mesmo em outros players do mercado ou companhias de tecnologia por exemplo. Fato é que o sucesso está ancorado a uma cultura de sucesso e performance.


Como disse Taiichi Ohno: “O mais importante não é o sistema, mas a criatividade dos seres humanos que selecionam e interpretam as informações”


Façamos nosso tema de casa!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page