top of page

Fique por dentro do nosso conteúdo rico para o transporte rodoviário de cargas

Sua transportadora está pronta para Business Intelligence?

Atualizado: 20 de set. de 2023



Mais do que pensar além do seu tempo, as transportadoras do futuro são aquelas que antecipam tendências, investem em inovação e ajustam seus processos para se adequar aos desafios do seu tempo. O instinto empresarial aliado a tecnologia pode oferecer alternativas poderosas para tomada de decisão e definição de estratégias.

É nesse cenário que soluções de Business Intelligence ganham dia após dia maior protagonismo.

Quando implementado o Business Intelligence ou inteligência de negócios irá processar, coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar as informações que devem oferecer suporte a gestão da transportadora. Resumidamente, o Business Intelligence irá reunir um conjunto de técnicas e ferramentas que irão auxiliar a transformação de dados brutos originados no TMS ou demais fontes de dados em informações úteis a fim de analisar o desempenho do negócio, analisar o desempenho de uma operação, de uma filial, cliente ou insumos por exemplo.

O objetivo principal de uma solução de Business Intelligence é permitir ao usuário uma fácil interpretação do grande volume de dados, dando visibilidade e identificando novas oportunidades.

Para o sucesso de um projeto de Business Intelligence algumas características são necessárias e demandam monitoramento. Além de uma implantação de uma solução tecnológica devemos entender que Business Intelligence é também uma mudança cultural.

Dessa forma três características precisam ser alinhadas para que todo o processo funcione.


Características de um projeto de Business Intelligence!


1. Tecnologia

A tecnologia tem papel fundamental em um projeto de implantação. A tecnologia que será utilizada será responsável pelo processamento de dados necessários para a gestão de sua transportadora.

Fique atento a segurança da informação. Ela está diretamente relacionada com a proteção de um conjunto de dados. Confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade são propriedades básicas da segurança da informação.

2. Pessoas

Tenha uma equipe treinada e envolvida para o acompanhamento e gestão do Business Intelligence. Defina líder ou líderes de projeto. Isso porque não basta apenas acesso a dados fornecidos pelo TMS, é necessário que o time entenda, intérprete e tome decisões baseados em análises.

Desenvolva ações que promovam o uso do Business Intelligence, envolvimento e uso das ferramentas acelerarão a aderência do projeto.

3. Processos

Organize procedimentos, descreva processos. Estabeleça uma comunicação baseada em dados e incentive momentos para apresentação e demonstração de resultados. É essencial aderir a estratégias que otimizem seus processos, gerem resultados, mostrem eficiência e reduzam custos.


O Business Intelligence permite a integração de diversos processos e ferramentas de gestão da cadeia de suprimentos, organizando um grande volume de dados e que fornecem embasamento para a tomada de decisão. Dentre as vantagens certamente a principal trata-se da redução de custos das operações, pois esta é uma estratégia que ajuda na otimização.


A Nextransport trabalha com o desenvolvimento de Business Intelligence e oferece uma visão completa do estado atual do negócio e a identificação clara de oportunidades de melhoria.


Entre em contato e solicite uma demonstração.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page