Ideias, notícias, dicas e curiosidades!

logo next letra branca.png

NOSSO BLOG

Ou você administra com dados ou você não administra!

Atualizado: 18 de jul.






Artigo escrito por Patric Dall Asen, Head de consultoria da nextransport


Logística 4.0, internet das coisas, caminhão autônomo, exemplos de inovação não faltam e a cada dia mais somos bombardeados com mais tecnologias inovativas.

A pergunta é: Como orquestrar tanta evolução tecnológica para decisão?


Pasmem, mas isso é fato, existem empresas com frotas com idade média de 2 anos de uso, caminhões modernos, mas que não possuem um DRE gerencial, desconhecedores do custo por quilometro rodado então, nem se fala, e aqueles ainda que nunca ouviram falar sobre produtividade de frota? Esses se multiplicam por aí.


A crítica é dura, mas costumo dizer que não há nada de errado nisso, e cada um tem aquilo que merece ou que almeja, mas o grande desafio é, que tal voltarmos em um momento nossos olhares para a gestão interna e para as pessoas nela envolvidas? O que nos impede?

Listo principalmente dois fatores que impede a implementação de uma gestão bem-feita dentro da administração de uma empresa.


Fator número 01: Disciplina.

Falta de disciplina dos líderes à frente do negócio, sabe por quê? Ser disciplinado é chato, cansativo e demora para dar retorno.

Perceba o seguinte, enquanto somos funcionários alguém sempre estará nos solicitando algo, nos movimentando a execução.

Como empreendedores, não temos chefe, nós somos nossos próprios chefes e ai a disciplina se perde. Disciplina e hábitos caminham juntos e devem fazer parte da rotina do empreendedor. Deve ser sentido pela equipe e transmitido para os demais. Uma empresa de sucesso não é aquela que cresce rápido, mas sim aquele cresce de forma organizada e solida.


Fator número 02: Tecnologia.

Tecnologia não é uma condição fundamental para que a gestão funcione. Muitos empresários acreditam que apenas realizar o investimento em um TMS resolve todo o problem


a. Saiba que não é bem assim. Anota ai, tecnologia é um apoio, ferramenta que faz com que o processo rode de maneira mais leve, organizada. Gestão não é comprada. Tudo isso para rodar precisa de liderança.


Por fim e falando sobre o título do texto tudo isso ajustado faz com que você trabalhe e toma ação utilizando dados, utilizando inteligência de negócios.

Inicie devagar e de forma simplificada e melhore sem parar. A jornada é continua.



28 visualizações0 comentário