Artigo escrito por Patric Dall Asen, Diretor Administrativo na Nextransport
Considero que empresas que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido e eficiente, necessitam de uma estrutura organizacional condizente com suas expectativas de sobrevivência. É na Controladoria, departamento interno cuja finalidade e garantir que as informações sejam adequadas que encontramos a alavanca e suporte decisório para apoiar a Direção no processo de gestão.
Cá entre nós, quem nunca saiu de uma reunião com a sensação de que nada foi discutido? Ou que nada foi apresentado? Ausências de análises, indicadores, comparação de metas?
Talvez essa seja a principal atribuição do Departamento de Controladoria: analisar as situações contábil e financeira da empresa, garantindo uma visão mais abrangente e realista, mantendo a alta Direção e demais gestores informados e nutridos de análises relevantes.
Essa função que a tempos era apenas de suporte, hoje passa a ter importância estratégica, passando a Controladoria a desempenhar papel fundamental na organização.
Entre as atividades mais valiosas que podem ser desempenhadas pela Controladoria, podemos destacar:
1. Análise e construção de indicadores de performance;
2. Controle de dados operacionais;
3. Criação de planos financeiros e econômicos;
4. Supervisão contábil e documental;
5. Planejamento e gerenciamento orçamentário;
6. Apoio gerencial ao planejamento estratégico.
Com todos esses pontos, é fácil perceber que a Controladoria é imprescindível para que qualquer transportadora tenha uma gestão eficiente e processos de qualidade.
Otimizar processos decisórios tornando a gestão e planejamento mais ágil, torna eficiente também o processo organizacional, coletando informações que auxiliam e não atrapalham a decisão.
Portanto, o objetivo nada mais é que auxiliar todas as áreas a obterem desempenho na direção correta para alcançar o objetivo econômico-financeiro definido pela empresa. É, também, o centro de dados e informações seguras e precisas referente ao negócio.
Ao mesmo tempo não podemos esquecer do controle de custos, gastos e investimentos que garantem que nada saia do planejado. Além disso, é essencial no monitoramento e acompanhamento dos resultados, prezando pelo alcance da meta principal e integração das áreas.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre a implantação do Departamento de controladoria ou iniciar o desenvolvimento de controles fundamentais e ferramentas que podem lhe auxiliar na gestão das entidades conheça a Nextransport.
Comments