top of page

Fique por dentro do nosso conteúdo rico para o transporte rodoviário de cargas

A importância da Controladoria no TRC

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Artigo escrito por Patric Dall Asen, Diretor Administrativo na Nextransport

Considero que empresas que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido e eficiente, necessitam de uma estrutura organizacional condizente com suas expectativas de sobrevivência. É na Controladoria, departamento interno cuja finalidade e garantir que as informações sejam adequadas que encontramos a alavanca e suporte decisório para apoiar a Direção no processo de gestão.

Cá entre nós, quem nunca saiu de uma reunião com a sensação de que nada foi discutido? Ou que nada foi apresentado? Ausências de análises, indicadores, comparação de metas?

Talvez essa seja a principal atribuição do Departamento de Controladoria: analisar as situações contábil e financeira da empresa, garantindo uma visão mais abrangente e realista, mantendo a alta Direção e demais gestores informados e nutridos de análises relevantes.

Essa função que a tempos era apenas de suporte, hoje passa a ter importância estratégica, passando a Controladoria a desempenhar papel fundamental na organização.

Entre as atividades mais valiosas que podem ser desempenhadas pela Controladoria, podemos destacar:


1. Análise e construção de indicadores de performance;

2. Controle de dados operacionais;

3. Criação de planos financeiros e econômicos;

4. Supervisão contábil e documental;

5. Planejamento e gerenciamento orçamentário;

6. Apoio gerencial ao planejamento estratégico.


Com todos esses pontos, é fácil perceber que a Controladoria é imprescindível para que qualquer transportadora tenha uma gestão eficiente e processos de qualidade.

Otimizar processos decisórios tornando a gestão e planejamento mais ágil, torna eficiente também o processo organizacional, coletando informações que auxiliam e não atrapalham a decisão.

Portanto, o objetivo nada mais é que auxiliar todas as áreas a obterem desempenho na direção correta para alcançar o objetivo econômico-financeiro definido pela empresa. É, também, o centro de dados e informações seguras e precisas referente ao negócio.

Ao mesmo tempo não podemos esquecer do controle de custos, gastos e investimentos que garantem que nada saia do planejado. Além disso, é essencial no monitoramento e acompanhamento dos resultados, prezando pelo alcance da meta principal e integração das áreas.


Se você quer conhecer um pouco mais sobre a implantação do Departamento de controladoria ou iniciar o desenvolvimento de controles fundamentais e ferramentas que podem lhe auxiliar na gestão das entidades conheça a Nextransport.

16 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page